terça-feira, 22 de outubro de 2013

A adega do Sr. Camilo


                                                 

       No dia 15 de outubro fomos à adega do Sr. Camilo. Seguimos viagem a pé, o caminho era muito a subir mas como o nosso nome indica somos imparáveis.
       Ao chegar, encontramos o Sr. camilo que nos convidou a entrar.Vimos umas cubas enormes que tinham uma capacidade de dez mil  litros. Existem três lagares mas só dois é que estavam cheios e cada um deles pode conter oito toneladas. Estavam muito altos.
Subimos e o Sr. Camilo explicou então que a altitude do lagar era estratégica, assim o vinho corria mais depressa. Descreveu as várias etapas necessárias para chegar ao produto final. O Sr Camilo produz vinho do Porto e vinho de mesa. Depois convidou-nos para irmos a adega de baixo.
          Pelo caminho apanhamos pinhas. O Sr. Camilo mandou-nos entrar. Vimos uma cuba de madeira muito grande. Por cima, tinha umas mais pequenas.
            Fomos para a parte de baixo, onde antigamente estava um lagar, e lá o Sr. Camilo contou que há vários anos descobriu uma prensa que estava enterrada.
            Depois entrámos para a parte de cima que era a sala dos visitantes onde nos mostrou os seus rótulos: o “Caúnho” e o “Esgaiva”. As nossas professoras e a Olívia fizeram a prova de vinho e gostaram muito. Vimos um livro muito grande sobre a história dos vinhos e o Sr. Camilo explicou algumas partes.
            
            Com os nossos passeios, conseguimos provar que é possível ser feliz e bem-sucedido em Freixiel, Trás-os-Montes. Parabéns Sr. Camilo (Texto elaborado por Pedro Vieira)

Sem comentários:

Enviar um comentário